Faz parte de a natureza humana estabelecer categorias, prioridades e até preconceitos, por isso é comum escutar que esta ou aquela profissão são as más importantes ou as que têm os profissionais mais respeitáveis. O desenvolvimento da sociedade tem levado ao surgimento de uma grande variedade de profissões mais específicas de que aquelas tradicionais: medicina, direito, engenheiria, biologia, pedagogia, sociologia, economia. Mas, ainda assim, todas possuem seu valor, devem ser exercidas com dignidade, ética e com um verdadeiro interesse social e ambiental.
Este blog busca contribuir com o desenvolvimento dos diversos saberes necessários para que professores de educação física, formados ou estudantes, exerçam sua profissão da maneira mais comprometida e competente. O espaço está aberto para discussões, reflexões e sugestões.
O professor de Educação Física é dos poucos profissionais que tem o privilégio de lidar com o ser humano de maneira integral, sua ação atinge os aspetos físicos (motricidade, fisiologia, força, flexibilidade), aspetos psicológicos (autoconfiança, autoestima, desenvolvimento cognitivo), aspetos sociais (interações sociais, trabalho em equipe, competitividade, ética) e aspetos espirituais (moral).
O professor de Educação necessita harmonizar o desenvolvimento do corpo físico com o desenvolvimento de habilidades sociais e cognitivas para o verdadeiro desenvolvimento integral do ser humano. Não é suficiente entregar uma bola ou desenvolver uma rotina de exercícios para uma criança e dizer que se está contribuindo com o desenvolvimento da criança. É necessário que cada ação, cada objeto, cada estratégia tenham a intencionalidade de mudar a realidade para uma situação muito melhor.

Acredito que a toda ação necessita de uma reflexão, pois toda ação terá uma reação, e que essa reação venha ser a melhor possível, quando falamos em atividades direcionadas, temos que ter sempre vários cuidados, falo por experiência de ter trabalhado em diversos espaços de Manaus, e os que mais me atraem e a de classe baixa, são aquelas que demonstram mais interesse e necessidade de atenção, quando trabalhei com esses públicos constatei diversas necessidades: atenção Familiar, dificuldade de sociabilizar com a comunidade, saúde entre outras muitas, e nos entramos para eles como um simples recreador, e que através de nossas atividades, temos o potencial de desenvolver competências e modificar ações, e direcionar, o profissional que não consegue enxergar e não se incomoda com tais problemas sociais e falho, pois tudo isso está em nossas mão, a nossa Sociedade só melhorará quando cada um de nos se comportarmos como Profissionais, não importa a área de atuação, mais que tenha uma visão critica das coisas e tenha a vontade de colaborar para um mundo melhor.
ResponderExcluirHomem= ações = mundo: social+físico+intelectual+espiritual= o resultado de uma dimensão biológica, que só pode ser alcançada através da somatória de varias ações do desenvolvimento humano, onde tudo isso envolve citologia, a historia de um povo ou nação, fisiologia e anatomia de um corpo. Que se trabalhada das melhores formas dará bons resultados e caso contrario, existira falhas em nossa sociedade, para muitos essa falhas e visto como mais campo de atuação, fonte de ganhar dinheiro, para mim prefiro falar que isso e algo que deve ser trabalhado mais visando no futuro só trabalharmos com a prevenção e orientação de boas praticas de vida saudável.
Edvando Alves
Acadêmico de Educação Física do 6ª período Lasalle-Manaus
técnico de Remo na Escola de Remo
Estagiário da SENDEJ
Monitor de Atividades Recreativas e Desportiva no Programa RECREAM – SEJEL- núcleo itinerante zona centro oeste.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirestou procurando referencias e textos sobre: áreas de intervenção na saúde e no esporte como conteúdo da educação física, você poderia me ajudar nessa busca
ResponderExcluirgrato.