terça-feira, 18 de maio de 2010

A Educação Física Escolar e os PCNs

Todos escutamos constantemente falar dos PCNs e quando se está desenvolvendo o TI ou o TCC, eles são mais que usados. Parece ser que esses PCNs são a fórmula mágica para o exercício profissional, mas desafio a todos (professores e alunos) a pesquisarem sobre a história e impacto histórico e social dos mesmos.
Vamos a estabelecer uma discussão sobre o tema e ver que é o que realmente tem mudado, o que podemos fazer e como fazer.
Para iniciar vamos pensar um pouco sobre o que o PCNs indicam como objetivos do ensino fundamental; e isso inclui a disciplina de educação física:

• compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito;
• posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas;
• conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao País;
• conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionandose contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais;
• perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente;
• desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania;
• conhecer e cuidar do próprio corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e à saúde coletiva;
• utilizar as diferentes linguagens — verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal — como meio para produzir, expressar e comunicar suas idéias, interpretar e usufruir das produções culturais, em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação;
• saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos;
• questionar a realidade formulando-se problemas e tratando de resolvêlos, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação.

Desses objetivos, quais estão sendo atingidos por nossa ação educativa?
Agora vocês......

quarta-feira, 12 de maio de 2010

VIII Jornada

O 11 de maio de 2010 na Escola Municipal João dos Santos Braga (Manaus) foi realizada a 8° Jornada de Nutrição, Higiene, Saúde, Esporte e Lazer para a Qualidade de Vida com a participação das três turmas de primeiro período de Educação Física e dos professores das disciplinas de Dimensões Biológicas, Esportes Coletivos I e Ginástica Escolar da Faculdade La Salle de Manaus.
Os acadêmicos de Educação Física usaram temas transversais e das Dimensões Biológicas para serem estudados pelos alunos da escola por meio de atividades lúdicas.
Os temas trabalhados foram:
1. Higiene bucal
2. Sistema Digestivo e Nutrição
3. Higiene corporal e pediculose
4. Atividade física x Fumo e álcool
5. Sedentarismo
6. Sistema locomotor e postura corporal
7. Bullying e violência na escola
8. Os sentidos e o sistema nervoso
9. Desenvolvimento Motor
10. Atividade Física e Meio Ambiente


O resultado não podia ser melhor. Foram atendidas mais de 700 crianças do primeiro ao quinto ano de ensino fundamental, que não possuem professor de Educação Física, nem espaço adequado para a recreação.
A ação dos acadêmicos de Educação Física permitiu lhes ensinar como não são necessários grandes recursos para realizar atividades atraentes, criativas e educativas para as crianças.
A Gestora da Escola, Maria do Perpetuo Socorro Barros de Araújo, e os professores deram um voto de fé ao nosso trabalho e as coisas saíram muito bem.
Todos estão de parabéns pelo belo trabalho e espero tenham gostado da experiência.

domingo, 9 de maio de 2010

As mães esportistas


Para todas as mulheres, mães e futuras mães, que descobreram que entre os jogos e as brincadeiras ajudam seus filhos a se desenvolverem da maneira mais feliz.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Jornada de Nutrição, Higiene, Saúde e Esporte para a Qualidade de Vida

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) da Educação Física destacam a importância desta disciplina em todas as fases da educação como estratégia para a formação integral do indivíduo. Mas, ainda há muitas escolas que não possuem professor nem infra-estrutura para brindar a seus alunos uma educação física adequada.

Se bem esta falta de recurso não seria o problema fundamental, já que a prática da educação física perpassa por outros pontos que desafiam a criatividade do próprio professor. O Professional de Educação Física, que atua como professor deve estar atento a desenvolvimento integral de seus alunos e para tanto, a inserção de temas transversais em sua prática docente vão ajudar a este fim.

Mas, a Universidade deve iniciar este processo na formação dos futuros professores de Educação Física e, por sua vez, contribuir com a busca da qualidade de vida dos alunos da educação básica. Nada melhor que a parceria Escola – Universidade que permitirá atingir múltiplos objetivos.

Assim a Jornada objetiva gerar momentos de integração multidisciplinar entre professores e formandos do curso de Educação Física e das escolas públicas; que permitam o desenvolvimento de habilidades e competências nos formandos, através da aplicação e integração da teoria e prática, estudada em sala de aula, e a formação do saber “ser professor”. Para tanto, temas transversais relacionados com as Dimensões Biológicas são o foco para desenvolver jogos, brincadeiras e palestras que divulguem esses conhecimentos.

Nas sete Jornadas, já realizadas pelo Curso de Educação Física da Faculdade La Salle de Manaus, foram atendidos mais de 8500 escolares do ensino fundamental e mais de 350alunos de Educação Física do primeiro, segundo e sexto semestre.

Dimensões Biológicas na Educação Física

Faz parte de a natureza humana estabelecer categorias, prioridades e até preconceitos, por isso é comum escutar que esta ou aquela profissão são as más importantes ou as que têm os profissionais mais respeitáveis. O desenvolvimento da sociedade tem levado ao surgimento de uma grande variedade de profissões mais específicas de que aquelas tradicionais: medicina, direito, engenheiria, biologia, pedagogia, sociologia, economia. Mas, ainda assim, todas possuem seu valor, devem ser exercidas com dignidade, ética e com um verdadeiro interesse social e ambiental.

Este blog busca contribuir com o desenvolvimento dos diversos saberes necessários para que professores de educação física, formados ou estudantes, exerçam sua profissão da maneira mais comprometida e competente. O espaço está aberto para discussões, reflexões e sugestões.

O professor de Educação Física é dos poucos profissionais que tem o privilégio de lidar com o ser humano de maneira integral, sua ação atinge os aspetos físicos (motricidade, fisiologia, força, flexibilidade), aspetos psicológicos (autoconfiança, autoestima, desenvolvimento cognitivo), aspetos sociais (interações sociais, trabalho em equipe, competitividade, ética) e aspetos espirituais (moral).

O professor de Educação necessita harmonizar o desenvolvimento do corpo físico com o desenvolvimento de habilidades sociais e cognitivas para o verdadeiro desenvolvimento integral do ser humano. Não é suficiente entregar uma bola ou desenvolver uma rotina de exercícios para uma criança e dizer que se está contribuindo com o desenvolvimento da criança. É necessário que cada ação, cada objeto, cada estratégia tenham a intencionalidade de mudar a realidade para uma situação muito melhor.